• Natalia Barioni

Alimentação balanceada

Atualizado: 28 de Set de 2020

Seguir uma alimentação balanceada e é a melhor forma de cuidar da sua saúde a longo prazo. Quando você mantém uma hábitos alimentares saudáveis, você se sente mais disposto para as atividades do dia a dia, seu humor melhora, sua imunidade aumenta e até o seu sono fica mais agradável.


Ela deve incluir todos os nutrientes necessários para o organismo nas quantidades adequadas. Sem exageros e sem grandes privações.

Sua base é a comida "de verdade", ou seja, alimentos naturais como legumes, verduras, frutas, feijões, cereais, tubérculos, castanhas, carnes magras, peixes, ovos e água.



Como adotar uma alimentação balanceada?


Uma alimentação balanceada é um hábito a ser desenvolvido e não uma dieta a ser seguida à risca. O processo não precisa ser cheio de sacrifícios com cortes drásticos dos pratos que você mais gosta. Atente-se a variedade, qualidade e quantidade dos alimentos.

Comece aos poucos, substituindo gradativamente os alimentos industrializados e os lanches em fast-food, dando mais espaço no seu prato para alimentos coloridos como legumes, verduras e frutas.


Faça de alimentos in natura ou minimamente processados a base da sua alimentação

Para deixar sua alimentação nutricionalmente balanceada e saborosa, abuse da grande variedade de grãos, raízes, tubérculos, legumes, verduras, frutas, castanhas, leite, ovos e carnes magras, em sua forma in natura. O importante é diversificar todos os alimentos consumidos para que seu corpo tenha à disposição todos os nutrientes que ele necessita para se manter saudável por muito tempo.


Limite o consumo de alimentos processados e evite os ultraprocessados

Alimentos processados são aqueles que sofrem alterações nutricionais durante a fabricação, como conservas, compotas, pães e queijos amarelos, devem ser consumidos com moderação. Em pequenas quantidades eles podem agregar sabor a sua alimentação, mas em excesso podem desbalancear toda a sua dieta.

Já os alimentos ultraprocessados, aqueles com ingredientes quimicos na sua composição, como biscoitos recheados, salgadinhos, refrigerantes, macarrão instantâneo... devem ser evitados pois não nutricionalmente desbalanceados.


Utilize óleos, gorduras, sal e açúcar com moderação

Quando utilizados com moderação, óleos, gorduras, sal e açúcar são grandes aliados para tornar sua refeição mais saborosa, sem torná-la nutricionalmente desbalanceada, mas se consumidos em excesso aumentam o risco de doenças do coração, diabetes e diversas doenças crônicas.

Para trazer ainda mais sabor aos seus pratos abuse de ervas e temperos naturais como salsinha, cebolinha, manjericão, coentro, sálvia, pimentas, cravo, canela, ...


Coma com regularidade e atenção

Procure fazer as suas refeições na mesma faixa de horário diariamente e evite "beliscar" ao longo do dia. Desfrute o que estiver comendo e coma devagar, assim você será capaz de perceber os sinais de saciedade enviados pelo seu corpo e diminuirá a chance de comer mais do que o necessário. Para deixar esse momento ainda mais gostoso, procure sempre se alimentar na companhia de familiares, amigos ou colegas.


Compre alimentos in natura ou minimamente processados

Procure fazer suas compras em mercados, feiras livres, feiras de produtores ou outros locais que comercializem variedades de alimentos in natura, assim você terá acesso à alimentos mais frescos e saborosos.

Uma alimentação saudável é uma das melhores formas de obter qualidade de vida, ajudando o organismo a funcionar de forma adequada, além de ajudar na prevenção de doenças.

A DiBarioni Congelados está aqui para te ajudar na busca por uma alimentação mais equilibrada e saudável.

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